quarta-feira, 22 de setembro de 2010

DISCRIMINAÇÃO CONCEITUAL

Discriminação Conceitual
Pastor Sidney Osvaldo

Alguns pensam que ser crente é ser irracional, alienado e dogmático, essa idéia distorcida acerca da cultura cristã tem gerado uma discriminação conceitual entre algumas pessoas que, por falta de conhecimento histórico em relação a nossa história, tem nos confrontado, subestimando a nossa capacidade de pensar, raciocinar e, sobretudo de realizar. Mas a verdade está registrada nas páginas da história.
Não podemos esquecer o quanto os “crentes” contribuíram para o progresso da humanidade, a nossa influência está presente na formação moral, ética e cultural e isso ninguém pode negar. Apresento-vos o que a reforma fez na Europa e nos países desenvolvidos - chamados “primeiro mundo”.
A grande contribuição cristã em todas as esferas da vida: na arte, arquitetura, literatura, música, filosofia, tecnologia e no surgimento e desenvolvimento da ciência, economia, política e do progresso histórico. Desafiamos a supremacia ardil de Roma e causamos a ruptura dogmática proporcionando para a humanidade um novo tempo de novas descobertas, avanços científicos e, sobretudo a liberdade de expressão. A contribuição protestante para o progresso da humanidade ainda hoje é objeto de estudo e teses de doutorado em inúmeras universidades de âmbito internacional.
Quero também ressaltar das missões protestantes ao norte da África, Ásia e América Latina que combateram o analfabetismo e aumentaram a perspectiva de vida de milhões de pessoas estimulando a fundação de Escolas, Universidades e hospitais cooperando com a assistência e a responsabilidade social, lutamos contra o racismo mundial nas pessoas de: Martin Luter King Jr. (pastor Batista) e o Bispo anglicano Desmond Tutu, lideramos o movimento abolicionista do trafico negreiro, abolindo a escravidão na Inglaterra, assinando o Ato contra o Comércio de Escravos de 1807, por meio de um grupo evangélico liderado por William Wilberforce, um deputado Britanico mas também um cristão fervoroso, cuja vida se tornou inspiração para o filme “Jornada pela liberdade”.
Elaboramos projetos de assistência, integração e recuperação social e formamos entidades assistenciais como a Cruz Vermelha Internacional, o Exército de Salvação e os Alcoólicos Anônimos que são fundações de origem protestantes. Fomos considerados pelos socioantropólogos contemporâneo como “o reduto moral da sociedade”, devido à imensa influência que a igreja exerce na formação dos princípios éticos e morais, resgatando vidas da degradação e degeneração social e reintegrando-as a sociedade com dignidade e cidadania.
Por fim menciono celebres eruditos, intelectuais de todas as áreas e campo cientifico, que conciliaram harmoniosamente a fé com a razão, testemunhando sua crença teista e cristã, citaremos apenas alguns como: Giordano Bruno; Jan Huss; Jerônimo de Praga; Savanarola; John Wiclife; Lutero; Calvino; C. S. Lewis; F. F. Bruce; Johannes Kepler (1571-1630), fundador da Astronomia Física; Galileu (1564-1642), Físico e Astrônomo; Blaise Pascal (1623-1662), Filósofo e matemático, pai da ciência da hidrostática e um dos fundadores da hidrodinâmica; Robert Boyle (1627-1691), o pai da química moderna; Isaac Newton (1642-1717), considerado pela maioria dos scholars como o maior cientista de todos os tempos; Thomas Burnet,(1635-1715), um dos primeiros geólogos da época; William Whiston (1667-1752), Sucessor de Newton; John Woodward (1665-1728), um dos fundadores da ciência da geologia; Carolus Linneaus (1707-1781). Pai da taxonomia biológica; Soren Kierkegaard, teólogo e filósofo dinamarquês; William Herschel (1738-1822), Notável crente e astrônomo; Michael Faraday (1791-1827), Um dos maiores físicos de todos os tempos; Samuel F.B.Morse (1791-1872), Inventor do telégrafo; Louis Agassiz (1807-1873), Crente paleontologista, foi o pai da geologia glacial e da ciência da glaciologia; Oliver Cromwell (Protetor da Inglaterra); Milton (Poeta Inglês); John Owen (vice-reitor de Oxford); Abraham Kuyper (Fundador da Universidade livre de Amsterdã, estadista, jornalista); John Dalton (1766-1844). Pai da moderna teoria atômica. D’ Aubigné (historiador); Jonathan Edwards; Francis Collins, Diretor do projeto genoma; Daniel Webster, considerado uma das mentes mais brilhantes dos últimos séculos, Simon Greenleaf, co-fundador da Escola de Direito de Harvard (que foi "a maior autoridade nas cortes americanas", de acordo com Fuller, presidente da Suprema Corte de Justiça dos EUA), alem dos que fundaram as universidades de Yale e Harvard nos E.U.A. e a Universidade de Leiden na Holanda e uma lista de quase incontáveis de eruditos e cientistas dos mais elevados níveis de graduações, presentes nas maiores e melhores universidades do mundo lecionando e coordenado o ensino acadêmico, alguns dos quais receberam o premio Nobel, por suas descobertas e invenções outros por vez podem ser facilmente encontrado em nossos dias, fazendo história em algum lugar sem perder a sua fé e sem perder a razão.
"Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima." (Louis Pasteur)
O texto acima nos leva a refletir e comparar os cristão citados , suas vidas e feitos e nós os cristãos de hoje. Chegamos facilmente a conclusão de que algo está muito errado no que esta sendo pregado e ensinado nas nossas igrejas hoje, pois o tipo de “cristãos “ que tem sido gerados é bem diferente.

Nenhum comentário: